1. Objetivo
Esse documento tem por objetivo estabelecer a política de vendas da Corsa Sports Fabricação e Comércio de Acessórios Esportivos Ltda, bem no que diz respeito a preço, pagamento, prazo de entrega e demais condições para comercialização de produtos e serviços.
2. Produtos sob medida ou sob encomenda
Para confecção de produtos sob medida ou sob encomenda é solicitado um sinal de 50% do valor total do orçamento e o 50% no ato da entrega.
O pagamento do sinal deve ser feito através de boleto, depósito, dinheiro, cartão de débito ou crédito.
Não será permitido parcelamento do valor do sinal, independentemente do valor do mesmo.
O restante do pagamento poderá ser feito através de boleto, depósito, dinheiro, cartão de débito ou crédito. Este valor poderá ser parcelado levando em conta o montante pendente de pagamento, não o valor total do pedido.
3. Faturamento
O faturamento e emissão de nota fiscal do pedido será realizado quando o mesmo for despachado, no caso de envio, ou entregue, no caso de coleta na loja, ao cliente.
Para revendas e distribuidores, os prazos de pagamento serão contados a partir da data de faturamento.
Uma vez pronto e separado, o pedido deve ser faturado em até 5 dias úteis. Caso o cliente não indique a forma de envio ou não colete a mercadoria, o pedido será cancelado e os itens retornarão ao estoque. A exceção são itens sob encomenda que serão faturados e enviados pela modalidade mais barata disponível na ocasião, com o custo do frete sendo de responsabilidade do cliente.
4. Descontos de negociação
Os descontos têm como objetivo facilitar a negociação e o fechamento de vendas bem como incentivar que os clientes utilizem formas de pagamento à vista ao invés de parcelamentos. A política de descontos é válida somente para negociações com clientes, sendo proibido o seu uso para revendas e distribuidores.
O desconto NÃO É OBRIGATÓRIO e fica a cargo vendedor oferecê-lo ou não.
4.1 Percentual máximo de desconto
O percentual de descontos máximos possíveis que podem ser negociados sem autorização prévia é de até 10% em pagamento a vista ou antecipado, conforme descrito no item 4.2.
4.2 Negociações Especiais de Categorias/Eventos
Descontos de categorias serão informados previamente e disponibilizados para a equipe de vendas. O tipo de desconto utilizado, com menção a categoria ou evento, deve ser informado no campo de observação do pedido
4.3 Cumulatividade
Descontos não são cumulativos, salvo quando expressamente determinado.
5. Frete, entrega e prazos
Após a confirmação do pagamento, o tempo para que um produto de pronta entrega seja despachado é de até 2 dias úteis. Para produtos sob encomenda ou que precisem ser produzidos devem ser observados os prazos do item 6 - Produtos sob medida ou com desenho especial.
O custo do frete é de responsabilidade do cliente, salvo quando explicitado o contrário.
Os valores e prazos de trânsito do produto variam de acordo com a modalidade de entrega selecionada pelo consumidor no ato da compra. A Corsa não se responsabiliza por eventuais atrasos ou descaminhos de mercadoria por parte da empresa de frete selecionada pelo cliente.
O cliente pode também optar por retirar o produto na própria empresa dentro do horário comercial. A retirada só pode ocorrer após a separação do pedido e liberação.
5.1 Correios
Forma de envio pode ser PAC ou SEDEX. Deverá ser feito seguro do envio quando o valor do mesmo for igual ou superior a R$2.000,00.
5.2 Transportadoras
Transportadoras devem ser utilizadas nas seguintes situações:
a. Cargas com dimensões incompatíveis com os limites dos correios;
b. Pedidos que contenham itens de alto valor, como capacetes e HANS.
c. Pedidos com o valor total superior a R$7.000,00.
5.3 Outras modalidades
Demais modalidades, como motoboy e aéreo, podem ser utilizadas solicitação do cliente, desde que seja razoável dentro as limitações de cada uma.
6. Produtos sob medida ou sob encomenda
São considerados sob medida ou sob encomenda macacões e underwears confeccionados com medidas e/ou layout diferenciado, dentro das especificações do cliente. As regras para esse tipo de produção devem ser seguidas tanto por clientes finais como por revendas e distribuidores.
6.1 Layout
6.1.1 Layout do cliente
O cliente pode enviar uma arte pronta para análise e orçamento. Nós colocaremos o layout no nosso padrão de modelagem e enviaremos novamente para aprovação, sem custo para o cliente. Essa opção não dá direito a alterações no layout.
Caso o cliente precise de alterações, será considerado uma alteração de layout.
6.1.2 Criação de layout
A criação de um layout será iniciada mediante envio de todas as especificações, referências de desenho e cores e logos. A criação do layout possui um prazo de até 5 dias úteis, a contar do envio dos logos dos patrocinadores e indicação de posicionamento ou importância dos mesmos.
A criação do layout não dá direito a alterações, que só podem ser realizadas quando houver a confirmação de venda, seja com pagamento do sinal ou do valor total do item. Dessa forma, é importante detalhar o máximo possível com o cliente, reduzindo o número de alterações.
6.1.3 Alteração de layout
Layouts criados ou adaptados só poderão sofrer alterações após a confirmação do pedido, seja com pagamento do sinal ou do valor total do item.
O prazo de ajuste e modificação do layout é o mesmo da criação (5 dias úteis). São permitidos no máximo 3 ajustes por layout. Após isso será considerado um novo layout e terá um custo de adicional.
6.1.4 Logos
O envio dos logos em formato vetor, como Adobe Illustrator (AI), Corel Draw (CDR) ou outros vetores, PDF editável ou, em última hipótese, Alta Resolução (300dpi) é de responsabilidade do cliente. Caso o cliente não possua o logo, será cobrado um valor adicional e acrescidos 2 dias úteis à data de entrega por cada vetorização de logo ou desenho.
Caso o cliente opte por não vetorizar os logos, os mesmos serão aplicados como forem enviados. Nessa situação, CORSA não é responsável pela qualidade dos logos quando aplicados no macacão.
6.1.5 Disposições gerais sobre layout
A CORSA não disponibilizará para cliente layout abertos em formatos editáveis sem a expressa autorização da diretoria.
A aprovação do layout pelo cliente indica que o mesmo possui autorização para uso dos logos e imagens nele contidos, eximindo a CORSA de qualquer responsabilidade legal sobre sua aplicação e utilização no referido layout.
Layout enviados para aprovação são meramente ilustrativos. A CORSA se compromete a tentar executar os mesmos com a maior precisão possível, entretanto, pequenas variações de cores e dimensões de logos podem ocorrer.
Uma vez aprovado o layout, a alteração do mesmo poderá incorrer em custos adicionais e reinício da contagem do prazo de entrega.
6.2 Medidas
O cliente pode optar por vir até a loja e ter suas medidas tiradas por nós ou pode medir por conta própria e enviar através da folha de medidas. Caso o cliente opte por tirar suas próprias medidas, a CORSA não se responsabiliza por eventuais medidas incorretos.
É importante que todas as informações do cliente, tais como informações de cadastro, medidas e comentários sobre modelagem, estejam em um mesmo documento; recomenda-se fortemente o uso da ficha de medidas disponibilizada.
Em hipótese alguma serão aceitas medidas em formato de áudio; todas as informações de medidas devem estar em formato de texto ou digitalização da ficha de medidas, desde que a mesma esteja legível.
6.3 Orçamento
Baseado no layout e nas referências dos clientes, será gerado um orçamento no sistema. O valor do orçamento deve ser passado ao cliente preferencialmente por telefone ou whatsapp para aprovação do cliente antes do início da confecção do macacão.
O envio de um orçamento via documento formal, real ou digitalizado, precisa da aprovação da diretoria.
Todo orçamento terá validade de 10 dias exceto quanto especificado o contrário.
6.4 Prazo
O prazo para produção de um macacão sob medida ou com desenho especial é de até 30 dias, podendo sofrer variações dependendo da complexidade do desenho e época de fabricação, contados a partir do momento em que as condições abaixo sejam atendidas:
d. Aprovação do Layout final;
e. Aprovação do orçamento;
f. Envio das medidas do piloto ou medidas tiradas no showroom;
g. Pagamento do sinal referente a 50% ou total do valor do item;
h. Envio dos logos para criação dos bordados ou transfers, caso haja.
Com relação aos logos, aplicam-se os mesmos critérios descritos no item 6.1.4
6.5 Arrependimento ou desistência
Caso o cliente opte por desistir ou manifestar o arrependimento da compra, a CORSA se reserva o direito de reter o montante referente ao sinal (50% do valor do item) a título de compensação de prejuízos.
7. Considerações Finais
Exceções a essa política de vendas deverão ser autorizadas exclusivamente pela diretoria, ou por sua ordem.
Alterações a essa política podem ser feitas sem aviso prévio.